Buscar
  • Caren Sapienza

Reforço & Treino

Atualizado: 7 de Mar de 2019



O reforço é, por definição, um estímulo a um comportamento visando torná-lo mais sólido (mais forte) para atingir uma determinada recompensa; neste caso, podemos falar que um ambiente que proporcione a oportunidade de praticar um conceito aprendido através de várias frentes ou ferramentas (seja através do coach, simulações, troca de experiências, pílulas, aulas, etc.) favorece uma cultura de excelência ao apoiar o desenvolvimento de habilidades que assegurem a execução da estratégia para o alcance dos resultados e, consequentemente, os prêmios, o bônus, etc. (a recompensa).


O treinamento nas organizações pode ser comparado a um exercício físico, ou seja, precisa ser praticado regularmente para atingir o objetivo, garantir a competitividade, manter a empresa/ o corpo saudável, ativo, vivo!


Como meu background é de Letras, também gosto de usar a analogia da língua ou idioma: somente a prática garante a sua perpetuação. Tudo aquilo que não é mais utilizado morre. Se você aprendeu um idioma, mas não o manteve ativo no seu dia-a-dia, vai fatalmente esquecê-lo (há alguns muitos anos aprendi Libras, a Língua Brasileira de Sinais, não utilizei, imagine o que aconteceu?); se não mantém o hábito da leitura, certamente não terá repertório suficiente para expor uma ideia ou opinião (as palavras/ vocábulos fogem...). Veja o que aconteceu com o latim ou o sânscrito: hoje são línguas mortas.


Dica de leitura: O Poder do hábito - Por que fazemos o que fazemos (Duhigg, Charle)


É importante que salientar que uma cultura de aprendizagem acontece quando há quando há alguns elementos essenciais:

  • Motivação: o motivo para a ação, aquela força intrínseca que faz você saciar uma necessidade individual (que pode ser coletiva também). É Pessoal e intransferível. Eu quero, eu posso, eu concretizo.

  • Estímulo: algo extrínseco, que pode ser gerado pelo ambiente, e influenciar diretamente a motivação (uma promoção, uma oportunidade de desenvolvimento, um reconhecimento).

  • Hábito: a repetição de comportamentos que, uma vez assimilado, cria um processo de aprendizado e possibilita a internalização do conceito.


Dessa forma, uma vez que se compreenda a finalidade de qualquer ação, quanto mais treino, quanto mais reforço, quanto mais estímulos em formatos diversos que se adequem aos diferentes perfis de pessoas, na forma como assimilam o conteúdo e de acordo com o estilo de vida de cada um, mais interesse em querer aprender (ou reaprender) para incorporar hábitos que nos mantenham motivados para seguirmos avante e irmos além.


Artigo original publicado em:

https://www.linkedin.com/pulse/reforço-treino-caren-sapienza-de-mello/

10 visualizações

Copyright @2018, Sapiências. Todos os direitos reservados.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube