top of page

Lançamento de e-books | TIDD/PUC-SP & Editora Artesanato Educacional


É com muita alegria que lançamos duas publicações sobre temas que relacionam EDUCAÇÃO e TECNOLOGIA, nas quais colaboro.


As obras são uma produção de discentes do Programa de Pós-graduação do TIDD - Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC - SP, sob a organização da professora Ana Maria di Grado Hessel, e dos pós-doutorandos Marcio Gonçalves e Marcos Aurelio Marques.


Em Ensaios sobre aprendizagem e tecnologia (2021), colaborei com o artigo, "Aprendizagem e Conectivismo em tempos de pandemia: tecnologias para ambientes virtuais", em parceria com Naiara Carvalho e Wilson Vendramel:


"Caren Sapienza, Naiara Morino Carvalho e Wilson Vendramel trazem à reflexão o tema do conectivismo com o artigo Aprendizagem e conectivismo em tempos de pandemia: tecnologias para ambientes virtuais. Se em 2020 o mundo inteiro se viu obrigado a mudar seus hábitos diários em função da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), um dos efeitos desse cenário pandêmico foi colocar repentinamente a comunidade escolar na frente do ensino remoto, sem aviso prévio ou preparação devida. O objetivo deste trabalho é enfatizar o conectivismo como teoria de aprendizagem para o ensino remoto, síncrono e ubíquo em tempos pandêmicos, propondo a plataforma visual de colaboração on-line Miro como uma estratégia empírica à teoria conectivista e também como uma tecnologia de apoio à mediação em ambientes virtuais." (Hessel; Gonçalves; Marques, 2021).


Já no artigo "Lifelong kindergarten: aprendizagem criativa ao longo da vida", fruto do seminário desenvolvido em parceria com Nathan Rabinovitch, que pode ser encontrado em Resenhas sobre aprendizagem na cultura digital contemporânea: seminários online de DTPA/TIDD (2021), "No primeiro artigo, Caren Sapienza nos apresenta a obra Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play (2017), de Mitchel Resnick, que basicamente defende que a escola [deva] se parece[r] com o jardim de infância, a partir das novas tecnologias e estratégias para envolver crianças e jovens na aprendizagem criativa, de projetos, tudo isso mediado pelas suas paixões, criando assim ambientes lúdicos, colaborativos e

criativos. Nessa linha, o mais importante é derrubar barreiras nos ambientes de

aprendizagem." (Hessel; Gonçalves; Marques, 2021a).


Os ebooks estão disponíveis para download gratuito no site da Artesanato Educacional.


Referências:


HESSEL, Ana Maria Di Grado; GONÇALVES, Marcio; MARQUES, Marcos Aurélio (org.). Ensaios sobre aprendizagem e tecnologia: contribuição dos estudantes de TAAV/TIDD. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2021. Disponível em: <https://artesanatoeducacional.com.br/.../ensaios-sobre.../>.


HESSEL, Ana Maria Di Grado; GONÇALVES, Marcio; MARQUES, Marcos Aurélio (org.). Resenhas sobre aprendizagem na cultura digital contemporânea: seminários online de DTPA/TIDD. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2021a. Disponível em: <https://artesanatoeducacional.com.br/.../resenhas-sobre.../>.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page