top of page

Reforço &Treino

O reforço é, por definição, um estímulo a um comportamento visando torná-lo mais sólido (mais forte) para atingir uma determinada recompensa; nesse caso, podemos falar que um ambiente que proporcione a oportunidade de praticar um conceito aprendido por meio de várias frentes ou ferramentas (seja pelo coach, simulações, troca de experiências, pílulas, aulas, etc.), favorece uma cultura de excelência ao apoiar o desenvolvimento de habilidades que assegurem a execução da estratégia para o alcance dos resultados e, consequentemente, os prêmios, o bônus, etc. (a recompensa).


O treinamento nas organizações pode ser comparado a um exercício físico, ou seja, precisa ser praticado regularmente para atingir o objetivo, garantir a competitividade, manter a empresa/o corpo saudável, ativo, vivo!


Como meu background é de Letras, também gosto de usar a analogia da língua ou idioma: somente a prática garante a sua perpetuação. Tudo aquilo que não é mais utilizado morre. Se você aprendeu um idioma, mas não o manteve ativo no seu dia a dia, vai fatalmente esquecê-lo (há alguns muitos anos aprendi Libras, a Língua Brasileira de Sinais, não utilizei, imagine o que aconteceu?); se não mantém o hábito da leitura, certamente não terá repertório suficiente para expor uma ideia ou opinião (as palavras/vocábulos fogem…). Veja o que aconteceu com o latim ou o sânscrito: hoje são línguas mortas.

Dica de leitura: O Poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos (Duhigg, Charles)

É importante salientar que uma cultura de aprendizagem acontece quando há alguns elementos essenciais:


Motivação: o motivo para a ação, aquela força intrínseca que faz você saciar uma necessidade individual (que pode ser coletiva também). É pessoal e intransferível. Eu quero, eu posso, eu concretizo.


Estímulo: algo extrínseco, que pode ser gerado pelo ambiente, e influenciar diretamente a motivação (uma promoção, uma oportunidade de desenvolvimento, um reconhecimento).


Hábito: a repetição de comportamentos que, uma vez assimilados, cria um processo de aprendizado e possibilita a internalização do conceito.


Dessa forma, uma vez que se compreenda a finalidade de qualquer ação, quanto mais treino, quanto mais reforço, quanto mais estímulos em formatos diversos que se adequem aos diferentes perfis de pessoas, na forma como assimilam o conteúdo e de acordo com o estilo de vida de cada um, mais interesse em querer aprender (ou reaprender) para incorporar hábitos que nos mantenham motivados para seguirmos avante e irmos além.


Artigo original publicado em:

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page