SAPIÊNCIA, do latim sapientia, quer dizer sabedoria.

Muito mais que um substantivo que carrego no nome, é essa sabedoria que me conecta ao meu propósito, que é fomentar o compartilhamento de saberes, integrando o conhecimento com um olhar para o todo.

A SAPIÊNCIAS nasce para proporcionar uma experiência de aprendizagem que gere impacto através da INTERAÇÃO entre as pessoas para o alcance de um objetivo. Ou seja, aqui a intenção é fomentar o gosto pelo conhecimento, por aprender coisas novas, desconstruir velhos conceitos, exercitar a empatia, gerar novas ideias, transformar e ser transformado, com espontaneidade e diversão, para que um novo saber seja sedimentado.

Mais especificamente, a base da aprendizagem colaborativa está na geração do conhecimento resultante da participação ativa de todos os envolvidos no processo – treinandos, pares, especialistas, facilitadores –, em um ambiente que possibilite a interação ativa ao compartilhar experiências, o exercício de diferentes papeis de acordo com as habilidades e conhecimentos prévios, o envolvimento em uma tarefa comum, a coleta de informações, a avaliação de ideias, dar e receber feedback e o engajamento para atingir um objetivo.

Nesse sentido, ao passo que um depende do outro e, ao mesmo tempo, também é responsável pelo outro, aprende-se trabalhando junto, ensina-se compartilhando o que sabe, constroem-se saberes, adquirem-se conhecimentos, partilham-se recursos, de forma contínua e multifacetada. O indivíduo interage, discute, reflete, internaliza o conceito. Eis o processo de aprendizagem.

Assim, a proposta é de construirmos uma cultura de aprendizagem, através de trabalhos em grupo, discussões dialogadas mediadas por moderador (fóruns online ou presenciais), reflexões, rodas de conversas​, etc.,

O entendimento é de que somos todos aprendizes e educadores e podemos construir juntos uma rede colaborativa de múltiplos saberes nesta era da informação e conectividade.

Porque sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe.1

1 Adaptado de Clarice Lispector (citação)

CONECTE-SE, COMPARTILHE, COLABORE
 

 
Pilares

Conhecimento, informação, habilidade, competência

Sapere

Desenvolvimento, atitude,  comportamento, motivação, consistência

Persona

Junção, ligação, vínculo, união, coerência

Nexus

Trabalhar em conjunto, cooperação, coletividade, confiança

Collaborare

Copyright @2018, Sapiências. Todos os direitos reservados.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube