A CONSULTORIA

A Sapiências Aprendizagem Colaborativa tem como propósito despertar uma nova consciência no ecossistema organizacional por meio de uma cultura de aprendizagem baseada na interação, em redes de múltiplas singularidades.

richard-lee-479842.jpg

COMPARTILHANDO SABERES

SAPIÊNCIA, do latim sapientia, quer dizer sabedoria.

A SAPIÊNCIAS nasceu para proporcionar uma experiência de aprendizagem que gere impacto por meio da INTERAÇÃO entre as pessoas para o alcance de um objetivo. Ou seja, aqui a intenção é fomentar o gosto pelo conhecimento, por aprender coisas novas, desconstruir velhos conceitos, exercitar a empatia, gerar novas ideias, transformar e ser transformado, com espontaneidade e diversão, para que um novo saber seja sedimentado. 

Mais especificamente, a base da aprendizagem colaborativa está na geração do conhecimento resultante da participação ativa de todos os envolvidos no processo – treinandos, pares, especialistas, facilitadores –, em um ambiente que possibilite a interação ativa ao compartilhar experiências, o exercício de diferentes papéis de acordo com as habilidades e conhecimentos prévios, o envolvimento em uma tarefa comum, a coleta de informações, a avaliação de ideias, dar e receber feedback e o engajamento para atingir um objetivo. 

Nesse sentido, ao passo que um depende do outro e, ao mesmo tempo, também é responsável pelo outro, aprende-se trabalhando junto, ensina-se compartilhando o que sabe, constroem-se saberes, adquirem-se conhecimentos, partilham-se recursos, de forma contínua e multifacetada. O indivíduo interage, discute, reflete, internaliza o conceito. Eis o processo de aprendizagem. 

Assim, a proposta é de construirmos uma cultura de aprendizagem por meio de trabalhos em grupo, discussões dialogadas mediadas por moderador (fóruns online ou presenciais), reflexões, rodas de conversas, etc. 

O entendimento é de que somos todos aprendizes e educadores e podemos construir, juntos, uma rede colaborativa de múltiplos saberes nesta era da informação e conectividade. 

Porque sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe.

Vamos juntos?

 

Caren.png

CAREN SAPIENZA

Consultora, facilitadora e mentora em processos de aprendizagem, gestão do conhecimento e colaboração. 

Idealizadora da Sapiências Aprendizagem Colaborativa.

Doutoranda e Mestra em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. 

Pesquisadora em Complexidade, Processos Cognitivos e Ambientes Digitais.

  • Grey LinkedIn Icon

CONECTE-SE, COMPARTILHE, COLABORE

michal-parzuchowski-ProdpBFQ3SY-unsplash1.jpg

PILARES

owl b.png
owl o.png
owl p.png
owl r.png

SAPERE

COLLABORARE

NEXUS

PERSONA

Conhecimento, informação, habilidade, competência.

Desenvolvimento, atitude, comportamento, motivação, consciência.

Junção, ligação, vínculo, união, coerência.

Trabalhar em conjunto, cooperação, coletividade, confiança.