Inteligência Artificial em Debate: reflexões urgentes para um futuro em construção
- Caren Sapienza
- 29 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mai.

Acaba de ser lançado o e-book “Inteligência Artificial em Debate: Perspectivas no Cenário do Conhecimento”, publicado pela Editora Fi e organizado pelas professoras Ana Maria Di Grado Hessel e Heloisa Paes de Barros Arruda. A obra reúne pesquisadores(as) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP, que se debruçam sobre as múltiplas implicações da IA – tanto generativa quanto preditiva – no campo das humanidades, especialmente na educação.
O livro propõe uma análise crítica e multifacetada das transformações em curso, indo além das especulações e enfrentando de frente os dilemas éticos, pedagógicos e sociais que envolvem o uso crescente da IA em nossas práticas de ensino, pesquisa e vida cotidiana. As contribuições abordam desde o uso da IA generativa na elaboração de textos acadêmicos até o papel dos tutores inteligentes em ambientes virtuais de aprendizagem, passando por temas como afetividade, avaliação preditiva, design educacional e os limites do reconhecimento emocional mediado por algoritmos.

Tive a alegria de contribuir com um capítulo em coautoria com meu colega, o pesquisador Prof. Dr. Marcos Aurélio Marques, intitulado Contribuições de Pierre Lévy para problematizar a Inteligência Artificial a serviço da inteligência coletiva. Nele, propomos um olhar filosófico e transdisciplinar sobre a articulação entre inteligência coletiva, colaboração em rede e as novas possibilidades (e desafios) trazidas pelas tecnologias generativas.
O e-book está disponível gratuitamente para download no site da Editora Fi (leia aqui) e é um convite à reflexão profunda e necessária sobre os rumos da educação e da sociedade frente à aceleração tecnológica. Esperamos que a leitura provoque, inspire e, acima de tudo, contribua para práticas mais éticas, críticas e conscientes no uso da IA.

Caren Sapienza é consultora, facilitadora, livreira, mentora e pesquisadora das convergências entre os processos de aprendizagem, tecnologias e colaboração à luz da complexidade.
Comments